A melhor ferramenta para previsão e prevenção de acidentes de trabalho.
O controle e diminuição dos índices de acidentes no trabalho são uma preocupação mundial cada vez maior e no Brasil são atualmente geridos através do mapeamento das áreas de risco com normas da ABNT e NR, a atuação do SIPAT e investimento em treinamentos de segurança.
O PAT® Risk é uma ferramenta inédita que proporciona uma solução para prevenção de acidentes baseada nos resultados de estudos sobre comportamento humano.
Através de uma combinação de ferramentas PAT®, identifica e compara:
- Ritmo natural de trabalho
- Natureza dos riscos aos quais se expõe
- Grau de atenção a detalhes
- Motivação no momento
- Habilidades
- Grau de capacitação e treinamento
- Desafios propostos
- Percepção dos treinamentos
- Pressão percebida para os resultados
- Relatórios
- Resultados
- Aplicação
Demonstra os fatores de risco de qualquer pessoa alfabetizada e orienta a ação da gerência em cada situação ou grupo.
Gráficos de fácil visualização, mostram quem é a pessoa frente ao risco: que comportamentos previstos pelo seu perfil e momento de vida podem torná-la mais susceptível a acidentes.
Utiliza como referência as cinco regiões do mapeamento de áreas de risco da empresa (de zero a quatro, segundo as normas regulamentadoras da ABNT).
- Diminuição gradativa do número de acidentes.
- Geração de lucros através da diminuição das perdas.
- Melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas em processos, seja qual for o nível de perigo envolvido.
- Processos industriais de qualquer natureza que envolvam mão de obra especializada.
Gerenciar pessoas é uma ciência complexa, principalmente para líderes e gerentes tecnicamente orientados.
O trabalho de levantamento dos Perfis Psicológicos, a partir da ferramenta PAT da Criativa Humana […], foi uma experiência fantástica e excelente, nunca antes experimentada por esta área, e que ampliou o leque de visão gerencial, despertando a atenção para fatores como: conhecer a si mesmo; conhecer os liderados como pessoas; saber dar e receber feed-back; como melhor aproveitar o potencial das pessoas nos processos; como tratar as oportunidades de melhorias comportamentais dos liderados.
Acreditamos piamente que os conhecimentos adquiridos pelo quadro Gerencial da TP com a conclusão deste trabalho contribuirão pesadamente na melhoria do Clima Organizacional da TP e na melhor condução dos processos produtivos.